Um balanço do mercado da Engenharia.

No ramo da engenharia, é cena comum lidarmos com as seguintes expressões: há escassez de engenheiros no Brasil. Precisamos aumentar o número de formandos e suas qualificações. Mas, de fato, existe veracidade nesse julgamento?

A Federação Nacional dos Engenheiros afirma haver mais de 750 mil engenheiros no Brasil, o que equivale a 7 profissionais a cada mil trabalhadores. Nos Estados Unidos e Japão, a média é de 25 para mil trabalhadores. Por outro lado, há um percurso que extermina com a equidade nas estatísticas e pode trazer riscos para a evolução de determinadas áreas do ramo. Dos 40 mil engenheiros que recebem diploma anualmente em terras tupiniquins, mais da metade opta pela Engenharia Civil. Todos estes números são da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Vislumbrando uma situação positiva para o histórico do setor, as matrículas nos cursos de engenharia aumentaram em quase 400% nos últimos 12 anos, sendo os salários dos formandos um dos dez maiores entre todos os cursos superiores do país. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Somente no ano de 2012, mais de 700 mil estudantes cursavam engenharia. Destes, quase 80% estavam matriculados em faculdades particulares de alta qualificação, aponta o levantamento realizado por um ph.D em Matemática.

infografico-engenheiros (2)

É hora de inovar.

Especialistas em economia afirmam que, com a crise que vivemos atualmente, as oportunidades são escassas e requerem um ritmo acelerado de inovação. Portanto, em momentos como este, é importante estar atento às evoluções que a tecnologia proporciona.

E é neste contexto que apresentamos o Protector. Um Seguro de Responsabildade Civil que protege os engenheiros contra os diversos riscos da profissão. Erros de projeto ou execução, responsabilidade técnica, penal e civil, falha no gerenciamento da obra, você, engenheiro, pode e merece ter as melhores coberturas do mercado e ser ressarcido com custos de defesa e indenização.

Com o inovador Aplicativo Mobile, é possível resolver todas as suas questões, seja no canteiro de obras, no escritório ou até mesmo em casa. A Sala de Emergência oferece auxílio imediato de especialistas, logo após você propor sua questão.

Conheça tudo sobre o Protector Engenheiros aqui!