Tecnologia na nova rotina dos advogados.

businesswoman

Direito. A profissão que sempre proporcionou uma rotina corrida aos advogados, promotores e juízes, agora se vê em uma fase de transição tecnológica. Nos escritórios, introduzir os mais novos conceitos do mundo moderno promete beneficiar os profissionais com dois grandes ganhos: mais tempo e mais economia.

Hoje, o uso de serviços móveis, softwares personalizados e de vídeoconferência, é um grande aliado para tornar a rotina dos profissionais mais ágil e produtiva. A utilização dessas ferramentas acarreta, para a organização e o planejamento, um benefício enorme para quem trabalha no meio.

Softwares personalizados e aplicativos móveis.

A organização da empresas da área de Direito é um ponto essencial para o sucesso. Pensando nisso, surgem softwares como o Astrea, que agenda pautas, busca processos, recebe relatórios entre outras funcionalidades. O Programa Nacional de Modernização e Desenvolvimento da Advocacia, ligado à OAB, é um software que tem ajudado os 77 mil usuários a gerenciar processos.

Quando o assunto é fazer consultas jurídicas e dialogar com advogados associados à OAB, aplicativo móveis como o CNA são grandes aliados.

Vídeoconferências.

Reuniões são uma parte comum no dia a dia destes profissionais. É essencial o debate entre advogados que estão num mesmo caso, e precisam trocar uma série de informações com frequência. Casualmente, movimentar-se até outra região, ou estado, é uma necessidade. Inviável, no entanto, à ausência de tempo. Com softwares e aplicativos como o Skype, por exemplo, é possível realizar vídeo conferências com quantas pessoas quiser, independente do local onde elas estão, no computador da mesa de trabalho ou mesmo em smartphones.

Comunicação integrada por Whatsapp.

E-mail, uma plataforma um tanto quanto recente, já está sendo substituída por outra ainda mais atual. É o já conhecido Whatsapp, que dispõe de mensagens instantâneas, dentro de um smartphone. Nele, formam-se grupos de trabalhos que se voltam a abordagens estritamente profissionais, não desviando o foco para assuntos que desinteressam a empresa.

No outro extremo, o mesmo Whatsapp já esteve envolvido em processos judiciais, nos quais advogados conseguiram a quebra do seu sigilo para obter as informações necessárias ao julgamento.

Os benefícios do uso massivo da tecnologia no dia a dia ainda separa os mais conservadores dos modernos. Por um lado, os profissionais mais tradicionais argumentam sobre a perda ainda maior da privacidade quando se adere à tais programas e serviços. Já para os mais novos, a praticidade e rapidez é o que importa.