É hora de descansar.

A tecnologia é uma faca de dois gumes. Se por um lado ela permite que profissionais trabalhem 24 horas por dia, independente do local, por outro é difícil impor um limite para travar a interação com os meios digitais que estão sempre na palma das mãos. Os médicos, por exemplo, possuem expedientes bastante corridos, e se vêem diretamente ligados a seus smartphones, sem pausas para descanso. Por isso, o primeiro passo para evitar problemas pela carga excessiva de trabalho é encontrar um momento para relaxar.

Dificuldades para se afastar do serviço?

Contabilistas que viram noites para finalizar um trabalho. Arquitetos envolvidos em excesso com seus projetos. Existem profissionais obcecados pelo trabalho. O lado bom disso, é que a produção tende a aumentar. O ruim, são os elevados níveis de estresse que esse sujeito vai desenvolver.

O professor de psicologia do trabalho e gestão de RH da PUC-Minas, Marco Antônio de Azevedo, ajuda a solucionar esse dilema. Segundo ele, atividades de lazer são fundamentais: ler, ir ao cinema, dialogar com familiares e amigos sobre assuntos aleatórios, praticar esportes são alguma das atividades essenciais para uma vida mais saudável.

Descansar é preciso.

Inúmeros advogados convivem com a rotina de julgar processos, e, por vezes, não conseguem aproveitar seus preciosos minutos folga. Engenheiros passam horas consecutivas em função de suas construções, o que impossibilita o descanso.

Segundo a psicóloga e vice-presidente de projeto da ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida), é importante entender a hora de descansar e, paralelamente a isso, adotar hábitos mais saudáveis para a própria vida. A Alemanha é um país pioneiro nesse sentido, obrigando os profissionais a tirarem férias para deixar a mente e o corpo sãos.

Com a Central de Benefícios Protector, os segurados podem agendar uns dias de descanso com descontos especiais. O Hotel Urbano, por exemplo, tem todo seu site com 5% a menos no valor. Outra opção são os luxuosos resorts da Costa do Sauípe, que conta com desconto de 15%.