Dicas para evitar o roubo de bicicletas

O roubo de bicicletas vem crescendo a cada ano no Brasil, especialmente nas cidades em que existem ciclofaixas e ciclovias. Na capital paulista, por exemplo, até maio de 2016 já haviam sido roubadas e furtadas 1.100 bicicletas, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

De acordo com Rafael Fragnan, gerente de Sinistros da Argo Seguros, pequenas ações dos próprios ciclistas também podem ajudar a diminuir o número de furtos e roubos. Veja algumas dicas para evitar sinistros com a sua bicicleta:

  • Evite pedalar sozinho, atividades em grupo são mais seguras.
  • Atenção para locais afastados e sem iluminação.
  • Procure fazer as atividades durante o dia.
  • Atenção ao transportar as bicicletas em suportes para que eles não causem danos.
  • Cuidado ao manobrar veículos com bicicletas nos suportes, pois a possibilidade de acidentes é grande.
  • Confira sempre os equipamentos de segurança para evitar acidentes.

Fragnan também alerta para os acidentes durante o transporte das bicicletas, responsável por quase 20% dos sinistros. “Ao colocar a bicicleta no carro, é preciso conferir se o suporte está fixado corretamente e se a bike está presa de forma adequada. Além disso, é fundamental que o motorista não se esqueça de que está transportando a bicicleta, principalmente quando ela está no teto do automóvel”.

Macbook-Flat-Mockup

Devido a esses riscos, é importante fazer um seguro da bicicleta, principalmente se for de alto valor agregado (acima de R$ 3 mil). Pensando nessa necessidade do mercado, foi desenvolvido o Protector Bikes, que oferece coberturas em todo o território nacional para roubo e furto qualificado, acidentes e danos causados a terceiros (Responsabilidade Civil). É um produto inovador e fácil de contratar, que conquistou o 3º lugar na categoria Produtos e Serviços do Prêmio Inovação em Seguros no final do ano passado.

Ficou interessado? Conheça mais sobre o Protector Bikes e faça uma cotação online aqui.