Conheça cinco motivos de fazer seguro para dentistas

Contratar um seguro para dentistas é uma ótima forma do profissional minimizar os impactos à imagem e ao patrimônio em caso de eventual litígio com terceiros.

Os seguros voltados à responsabilidade civil profissional são uma forma dos profissionais e prestadores de serviços protegerem seus interesses em caso de litígio com terceiros.

No caso dos profissionais de saúde, o seguro para dentistas, por exemplo, tem fundamental importância dos futuros embargos que o processo pode envolver, seja em caso de acordo entre as partes ou até mesmo pagamento de indenização no caso de eventual condenação.

Trata-se de uma forma de proteger a carreira, a imagem e o patrimônio contra eventuais ameaças em caso de acionamento de terceiros. Abaixo, vamos pontuar alguns motivos de contratar um seguro para dentistas e quais são as implicações dessa parceria.

Veja as principais aplicações de um seguro para dentistas

Existem diversos programas de seguro, com variações de cobertura no mercado. Mas, em geral, o seguro para dentistas é uma prevenção contra os principais riscos da profissão. Os planos de seguro podem ser aplicados ao profissional – cirurgião dentista – ou à pessoa jurídica em questão – clínica odontológica. 

SeguroDentistas_Texto2_PRT_Blog_Junho18 (1)

Despesa com litígio em tribunal

Em caso de alguma eventualidade culminar em uma ação legal movida pelo terceiro contra o profissional, o seguro pode garantir todos os custos com honorários, laudos e demais despesas necessárias durante o processo de defesa nas esferas cível, administrativa e criminal.

Um seguro especializado na segurança do profissional ainda arca com os custos de eventuais acordos e cuida de todo o processo de indenização ao terceiro para encerrar o litígio. Em alguns casos, a ação judicial ou mesmo reclamação formal também pode ser evitada dependendo do ressarcimento, que pode ser feito pela seguradora ao terceiro antes mesmo que ele acione a justiça.

Pagamento de honorários retidos

Dependendo da avaria provocada, é até compreensível que o paciente não queira pagar por um serviço. Neste caso, a discussão é o pior caminho.

Caso o terceiro se sinta muito prejudicado e se recuse a pagar pelos serviços, o profissional consegue minimizar o prejuízo pois o seguro arca com o pagamento dos honorários retidos de forma a não prejudicar o orçamento do segurado, evitando, assim, que mais um motivo dê início a um litígio nos tribunais.

Danos à imagem e reputação pessoal

Caso o segurado sofra algum tipo de dano à sua reputação e imagem por conta da prestação do serviço profissional, programas de seguro para dentista podem cobrir despesas necessárias com assessoria de imprensa e reabilitação de imagem.

Calúnia, injúria e difamação

Existem ocasiões que a discussão ultrapassa os limites…

Caso o terceiro se sinta atingido por algum tipo de injúria, calúnia ou difamação após uma discussão, ou durante a prestação dos serviços, o seguro pode cobrir as despesas de todo o processo de defesa e, inclusive, cuidar de uma eventual indenização.

Cobertura de custos emergenciais

Caso o segurado precise fazer qualquer contratação ou compra para mitigar os efeitos negativos de um atendimento, de forma emergencial, e evitar a ocorrência de um sinistro, o programa de seguro para dentistas cuidará de todo o reembolso ao profissional.
Caso ainda não esteja convencido das vantagens de contar com um plano de seguro para dentistas, voltado à segurança profissional e patrimonial do seu ambiente de trabalho, acesse o site e veja mais detalhes.