Como está o mercado odontológico no mundo?

A desigualdade no mercado Odontológico mundial é alarmante. Só nas Américas e na Europa, concentram-se 780 mil dos cerca de 1 milhão de dentistas distribuídos ao redor do mundo. Já a África e a Ásia possuem médias preocupantes.

O Brasil é a maior potência, com mais de 260 mil dentistas em seu território. Seguido à distância por Estados Unidos (135 mil) e Alemanha (65 mil). O levantamento é da Federação Dentária Internacional.

Nesse artigo, dissecamos um pouco mais estes números e apresentamos tendências tecnológicas que têm melhorado os tratamentos e trazem uma perspectiva melhor para o futuro.

Os dados

A cada 5,875 pessoas no mundo, uma é dentista. Média razoável, se não aprofundássemos a discrepância existente em determinados países, que se estendem para seus respectivos continentes.

Na Croácia, encontramos a maior densidade. Entre 568 cidadãos, um é dentista. Já na Etiópia, há um dentista a cada 1,278,446 habitantes. Homens são maioria esmagadora nos EUA, 86%. Já em Madagascar, 69% dos dentistas são mulheres.

Todos os detalhes da pesquisa do Atlas Global da Odontologia você encontra aqui, a partir da página 69.

shutterstock_229208968

Tecnologia a favor.

Os professores da Universidade de São Paulo são taxativos ao afirmar que a tecnologia tem alterado o modo como se pratica a Odontologia.

Nos últimos anos, uma quantidade enorme de novos materiais vêm chegando nas clínicas odontológicas e laboratórios para melhorar a pratica de alguns tratamentos. Além disto, aplicativos mobile caminham junto a esta mudança.

Um dentista brasileiro em Nova Jersey, por exemplo, lançou recentemente um aparelho que foi considerado uma das evoluções mais importantes na área da Reabilitação Oral dos últimos 40 anos. Já o aplicativo de geolocalização criado pela Colgate permite que a realidade aumentada localize dentistas dentro da mesma cidade.

Inserida no contexto da tecnologia para facilitar o cotidiano dos profissionais, encontra-se Protector. Um seguro de Responsabilidade Civil Profissional desburocratizado e inovador.

O aplicativo Meu Protector tangibiliza isto. Com apenas alguns cliques, é possível notificar sinistros, gerenciar pagamentos e muito mais. A Sala de Emergência concretiza o tratamento exclusivo que Protector proporciona ao Segurado, com atendimento 24 horas por dia de um especialista em RC Profissional.

Conheça o Protector Dentistas e trabalhe com tranquilidade.