Atenção, corretores: boleto bancário vencido poderá ser pago em qualquer agência

Dia 10 de julho, entrou em vigor a Nova Plataforma de Boletos de Pagamento e Cobrança Registrada. Desenvolvida pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), ela permite que o devedor de um boleto vencido não precise ir mais até o banco emissor para quitar o débito, sendo possível pagá-lo em qualquer agência ou pela internet, caixa eletrônico ou smartphone.

Confira as datas:

tabela

No modelo atual, quando o boleto passa do vencimento, o único jeito de efetuar o pagamento é se dirigir até a instituição bancária beneficiária para cálculo do valor devidamente corrigido, acrescido dos encargos, como juros e multas.

As novas regras serão positivas para as empresas, pois muitas vezes o boleto vencido fica mais tempo sem pagamento por exigir que a pessoa vá até uma agência bancária, com atendimento em horário restrito, para efetivar o pagamento. Além disso, a mudança contribuirá para a redução de fraudes na emissão dos boletos e erros no cálculo de multas e de encargos incidentes sobre o atraso.

A empresa emissora precisará comunicar e registrar o boleto no banco indicando a taxa de juros a ser aplicada mediante o atraso e o valor da multa. Clientes que operam na modalidade sem registro serão contatados por seu banco para registrarem seus boletos de pagamento, conforme as novas regras, que incluem ainda a exigência de incluir o CPF/CNPJ do pagador.

O novo processo irá modernizar o sistema de boletos de pagamento e trazer mais segurança e agilidade.

*Fonte: InfoMoney