Aprenda a se destacar no ambiente profissional.

destaque

Insatisfeito com sua posição no trabalho? Este tipo de sentimento costuma tomar conta de quem tem a certeza de ter os conhecimentos necessários para assumir novos desafios, conquistar uma promoção ou, simplesmente, ser reconhecido perante seu superior e seus colegas.

É natural que, sem este reconhecimento, o profissional costume se sentir desanimado, sem motivação. Não são poucos os casos que necessitam de uma intervenção clínica.

Se você se sente insatisfeito ou pouco valorizado, talvez não esteja fazendo uso de algumas atitudes que podem destacá-lo no ambiente de trabalho. Tudo bem, isto faz parte do cotidiano. Mas para lembrá-lo de que estas ações existem, reunimos algumas delas aqui. Confira estas técnicas que vão auxiliá-lo a dominar a arte da promoção pessoal e, consequentemente, a destacar-se. 

Fortaleça relações profissionais.

Parece óbvio, mas por vezes, a competição fala mais alto e após o primeiro dia de trabalho você se vê disputando espaço com seus colegas. Competição é natural e saudável, mas manter boas relações pode ser ainda mais proveitoso para você. Se você tiver boas relações dentro da empresa, vai conseguir expandir sua visão com feedbacks vindos de diferentes departamentos.

Um bom relacionamento com seus colegas também lhe dará maiores perspectivas de trabalho conjunto, trazendo bons frutos para ambos os lados. Saiba perguntar, ouvir e questionar os desafios de seu parceiro.

 

Esteja sempre disposto a “dar uma mãozinha”.

Trate as pessoas como você gostaria de ser tratado. Se um colega está com problemas no seu projeto, ou alguém que você conheceu em um evento de networking estiver com dificuldades, ofereça ajuda. Boas ações são sempre lembradas, e, quando você menos espera, retribuídas.

 

Mantenha o controle sobre suas conquistas

 

Antes de se autopromover, é melhor identificar a relevância de suas conquistas.

Há quanto tempo você não encosta em seu currículo? Caso a resposta seja muito tempo, é melhor revê-lo. Lembre-se das palestras de que participou, dos prêmios recebidos, dos projetos de sucesso.

Mantenha em seu celular uma lista de suas conquistas dentro da empresa. O programa Word e aplicativos de nota te ajudarão. Tem um projeto novo? Aumentou suas vendas? Deixe anotado e divulgue seus resultados. Isso será útil tanto em sua promoção, como em avaliações de desempenho. Se tiver essas informações gravadas em sua cabeça, saberá se posicionar em uma possível mudança de cargo.

 

Pratique a arte de contar histórias.

Essa parte é difícil. Você deve saber contar histórias com inicio, meio e fim. Mas muito cuidado! O uso excessivo da conjugação “eu” fará você parecer um fanfarrão.

Pesquisas comprovam que histórias bem contadas despertam mais curiosidade e interesse do que simples respostas. Se o seu chefe perguntar como foi seu projeto, não diga apenas que aumentou as receitas da empresa. Conte as dificuldades que passou, as soluções encontradas para problemas inesperados.

 

Saiba utilizar as Mídias Sociais.

Passe credibilidade. Agora que já sabe contar suas histórias, deve aprender a fazer sua propaganda online. O LinkedIn é uma boa plataforma para divulgar seus trabalhos e se autopromover não só para seu chefe, mas também para colegas da área. A plataforma conta com formas de publicar artigos e rapidamente ser rankeado com um profissional relevante. Além disso, compartilhar livros e boas referências mostra que você é um sujeito interessante.

 

Comemore!

Captou um novo cliente? Seu projeto foi um sucesso? Chame a atenção de seus colegas com comemorações. Um happy hour, ou até mesmo um jantar são boas pedidas. Além de estreitar laços de amizades, os outros estarão percebendo que seu trabalho é bem feito.