A presença das mulheres no mercado profissional.

shutterstock_243297826

 

Alguns dias após comemorarmos o Dia Internacional da Mulher, como elas estão presentes no mercado de trabalho? É fato que a representatividade da sua presença começou tardiamente. Sua entrada no cotidiano das empresas teve como ponto de partida as duas guerras mundiais, entre os anos de 1914 e 1948. Desde então, o número de mulheres que trabalha cresce gradativamente, em uma busca por superar estereótipos e preconceitos. No Brasil, as mulheres representam 51% da população contra 49% dos homens. No mercado de trabalho, 46% das mulheres são economicamente ativas, sendo a administração pública o setor com maior público feminino, com 58,9%. Injustamente, segundo aponta informações do IBGE, os homens continuam recebendo salários superiores para os mesmos cargos. A seguir, uma breve análise da presença feminina em algumas áreas nas quais Protector desenvolveu Seguros de Responsabilidade Civil Profissional:

Jovens doutoras em alta.

Os homens ainda são a maioria na área médica brasileira, mas isso deve mudar. De acordo com a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), existe uma forte tendência à igualdade de gênero no número de médicos exercendo a profissão até 2028. Isso graças ao número superior de mulheres cursando a faculdade de Medicina, segundo informações da USP.

Os benefícios do aumento no número de médicas são imensuráveis. Um exemplo internacional de mulher que se tornou reconhecidamente uma referência na profissão é a doutora Sandra Lyon. Ela tem ajudado muito com seus conhecimentos e experiências no tratamento de uma das doenças mais graves do mundo, a Hanseníase.

Nos tribunais e escritórios, cada vez mais observamos o número de advogadas crescer.

Analisando dados antigos e os comparando ao nível de crescimento, fica evidente o número superior de mulheres no Direito: em 1930, a OAB de São Paulo registrava apenas 3 advogadas inscritas, na década de 70 eram 6.735, nos anos 2000 subiu para 58.717. Hoje, o número de mulheres inscritas na Ordem já é maior que o dos homens.  Em um levantamento realizado pela Stratégic Compensation Survey, da consultoria Watson Wyatt de São Paulo, 42,3% dos advogados do Brasil são do gênero feminino.

As área jurídica vem se abrindo cada vez mais para os talentos femininos e conquistas da mulher são muito palpáveis. Segundo a pesquisa da Stratégic Compensation Survey, as mulheres ocupam 34% dos pontos de comando na área jurídica das companhias.

shutterstock_201113120

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A ascensão das mulheres na Engenharia e na Arquitetura.

Estereotipada durante anos como profissão masculina, a Engenharia tem demonstrado uma nova sintonia com as mulheres. Isso por que, nos últimos 20 anos, o número de engenheiras cresceu 67,8%. A pesquisa realizada pela MEC (Ministério da Educação) que mostra que as mulheres já são maioria na obtenção de títulos de mestrado e doutorado não deixa dúvidas: o público feminino marca presença de forma efetiva também nesta área. Primeira mulher a coordenar um curso de Engenharia em uma universidade cinquentenária, a engenheira civil Cássia Silveira de Assis sonha ver mais mulheres atuando ao seu lado.

Já em Arquitetura, os números são ainda mais representativos. No Brasil, diferentemente de outros países como os Estados Unidos e a Inglaterra, o número de arquitetas mulheres é maior que o dos homens. São cerca de 100 mil profissionais de Arquitetura, sendo 61% mulheres, de acordo com o Censo. Inspiradas em Marion Mahony, uma norte-americana que, em 1894, teve a instigante ideia de ser a primeira mulher a arquitetar no mundo, as brasileiras pretendem e podem ser vistas como referências mundiais em criatividade e inovação.

shutterstock_193383878

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seja na Engenharia, Arquitetura, Medicina ou Direito, homens e mulheres estão sempre sujeitos a riscos em suas carreiras. Para exercer sua profissão com tranquilidade e segurança e se tornar referência na área, o profissional precisa estar protegido por um Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Protector tem os mais diversos produtos, com coberturas adequadas às especificidades de cada profissão. Conheça, faça uma simulação e conte com a melhor proteção.