A Odontologia a serviço dos brasileiros.

25 de Outubro é uma data especial para os dentistas no Brasil. Nesta ocasião, celebra-se o Dia Nacional do Dentista e o Dia da Saúde Bucal.

Já expressamos recentemente os dados divulgados pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), que mostram os 426 mil dentistas brasileiros registrados no CFO no ano de 2015. O que significa uma fatia de 15% do total de profissionais do mundo inteiro.

Segundo o mesmo CFO, 72% das pessoas costumam ir ao dentista pelo menos uma vez por ano e cerca de 20 milhões não têm acesso a estes profissionais.

Vamos traçar um panorama da profissão no país.

O cenário.

Se mais da metade da população costuma ir ao dentista uma vez ao ano, este ainda não é o cenário ideal. Em 2000, três em cada quatro dentistas de Nova York recomendavam consultas a cada seis meses, estatística registrada na Academia Americana de Odontologia.

Dentro desta fatia menor de pessoas que não vão ao dentista, estão 52% das crianças brasileiras — cerca de 17 milhões. Mesmo com iniciativas federais como o Programa Brasil Sorridente, que dá acesso gratuito ao tratamento da saúde bucal via Sistema Único de Saúde (SUS), fica evidente que ainda há muito o que melhorar, principalmente em termos de distribuição.

Mesmo com um número elevados de dentistas no Brasil, 60% de todos os profissionais concentram-se em três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

shutterstock_247623637

A relação em números.

De acordo com um levantamento realizado pelo Conselho em 2014, os pacientes visitam o dentista para: extração (26%), limpeza (21%) e obturação (17%). Além disso, 45% demoram menos de um mês para concluir o tratamento. Pelo mesmo levantamento, 57% dos brasileiros utilizam fio dental, 51% enxaguante bucal e escovam os dentes, em média, três vezes ao dia.

Tranquilidade para trabalhar.

O aumento no número de dentistas e pacientes consequentemente traz à tona mais casos de erros e omissões na profissão.

Para os dentistas trabalharem protegidos contra fatores externos, existe o Protector Dentistas. Com ele, é possível ter acesso à apólice e gerenciar pagamentos do seu smartphone, graças ao aplicativo Meu Protector. Além disso, a contratação do seguro é feita em 5 minutos, sem burocracia.

Conheça 7 motivos que fazem Protector um seguro diferente de todos os outros.

Conheça o Protector Dentistas.