A eficácia do networking para impulsionar sua carreira.

network

 

Network. A rede de contatos utilizada pelos mais diversos profissionais têm sido de extrema importância na busca por sucesso na carreira. Facilitar a interação entre pessoas com interesses em comum torna a busca por um novo emprego ou oportunidade bem mais prática, além de formar associações e parcerias nos negócios.

Não basta ter apenas um currículo qualificado, tampouco uma boa experiência na área de atuação. É necessário uma rede de contatos profissionais para se manter por dentro do mercado. Eventos e happy hours sempre foram um método de troca de experiências entre profissionais, uma forma de contato direto com pessoas que falam a mesma língua, que buscam as mesmas aspirações. Com o networking, o foco nas soluções para a carreira é bem maior, e a durabilidade do contato se dá de forma bem mais natural.

Para se fazer networking de forma eficaz, alguns pontos são necessários:

Selecionar pessoas por qualidade, não quantidade.

A força e a longevidade da sua rede de contatos dependem mais da qualidade das conexões estabelecidas do que da quantidade de pessoas que está nela. Em eventos que favorecem o networking, busque um envolvimento com pessoas novas, mesmo de áreas diferentes da sua, ao invés de se manter só em grupos conhecidos. Seu instinto lhe dirá que mesmo estas pessoas poderão contribuir para alavancar sua carreira.

Sempre buscar novos contatos.

Quando você cultiva conexões genuínas, sua rede de contatos tende a se ampliar. Isto costuma acontecer de forma espontânea, de acordo com a boa impressão que você e seu negócio causam. Seus contatos tendem a querer indicá-los a outros, seja pelo ineditismo/fascinante do seu negócio ou mesmo vislumbrando que estes novos sejam proveitosos para você. Este é um capital valiosíssimo.

Acumular conhecimento técnico e cultural. Ser pró-ativo.

Como todo profissional dedicado, você precisa se manter interessado em evoluir constantemente. Fazendo isto por meio de cursos, workshops, graduações, você tem duas chances para incrementar seu network: agregando colegas novos à ele e usando o que você aprendeu para dividir com aqueles que já fazem parte dele. Grupos e encontros no LinkedIn estão aí para isto, sem contar os eventos presenciais, onde suas dicas e seus novos conhecimento serão muito bem vindos.

Questionar o contato. Caso haja interesse em mantê-lo na rede, abordar seus negócios como tema principal.

Use contatos como tutores.  As pessoas tendem a se sentir honradas quando são vistas como experientes, que podem passar seu conhecimento para o próximo. Questioná-las de forma educada e pontual, usando seu negócio como benchmarking e crendo que são as pessoas mais acertadas para auxiliá-lo conta pontos a seu favor.

Demonstrar interesse. O contato precisa ver potencial de crescimento. O comprometimento deve ser recíproco.

Seja no LinkedIn, no Facebook ou em um encontro pessoal, você não pode ser um vampiro, sugando atenção e falando somente das suas ideias, seus anseios e projetos. Ouça o que o outro tem a dizer, comprometendo-se com sugestões para potencializar o projeto ou ideia de seu contato.

Comunicar-se constantemente com seu contato.

Seja memorável. Preocupe-se em escutar e focar sua atenção, mantendo interesse no negócio e no dia a dia de seu contato, de forma genuína.